domingo, 13 de maio de 2012


O Sistema Digestivo

O sistema digestivo ou inclui o tubo digestivo (que é constituído por: boca, faringe, esófago, estômago, intestino delgado , intestino grosso e recto), e órgãos glandulares (glândulas salivares, glândulas estomacais, fígado e pâncreas) que segregam substâncias que lançam no interior desse tubo.
    A função deste aparelho é transferir as moléculas orgânicas, água e sais minerais que constituem a alimentação para o meio interno do organismo, de modo a que os átomos e moléculas que os constituem possam ser distribuídos pelas células através do sistema circulatório.
    O tubo digestivo de um adulto mede aproximadamente 8/9 metros de comprimentos desde a boca até ao ânus, e o seu interior está em contacto com o exterior através desses dois orifícios, o que quer dizer que, em sentido estrito, o conteúdo do tubo digestivo é exterior ao corpo humano. Ao contrário do que geralmente se imagina, a eliminação de produtos desnecessários (excreção) não é uma função principal do aparelho digestivo. O maior responsável pela eliminação dos resíduos é, no corpo humano, o aparelho renal, enquanto que as fezes são, maioritariamente, constituídas por materiais não digeridos e por bactérias que residem no tubo digestivo, isto é, por materiais que nunca penetram, de facto, no corpo humano.
A digestão
    As substâncias simples da nossa dieta, como a água, os sais minerais e  as vitaminas (excepto a vitamina B12), podem ser absorvidas ao longo do tubo digestivo sem sofrerem transformações. Contudo, as macromoléculas, como proteínas, gorduras e hidratos de carbono, têm de ser transformadas em moléculas pequenas e menos complexas para serem absorvidas. As proteínas são desdobradas em polipéptidos, péptidos e aminoácidos. Os hidratos de carbono são transformados em açúcares simples (monossacarídeos) como a glicose, a frutose e a galactose, entre outros. As gorduras são parcialmente separadas em ácidos gordos e glicerinas. A transformação dos alimentos ocorre ao longo do tubo digestivo por acção de fenómenos mecânicos  e químicos que, no seu conjunto, constituem a digestão.
    Para executar estas transformações, o aparelho digestivo realiza três tipos distintos de actividades, que tornam máximo o aproveitamento dos nutrientes: secreção, movimento e absorção. A digestão é uma função que se desenrola de forma sequencial, isto é,  trata-se de um conjunto de fenómenos que acontecem sucessivamente, de acordo com uma determinada ordem.
    Esta função recebe o contributo de agentes que são produzidos por alguns desses órgãos, ou então segregados por glândulas secretoras que lhes estão associadas e que, pela sua natureza, auxiliam a transformação dos alimentos em entidades químicas mais simples (secreção).
    A esta acção de ataque químicos também se associam, ao longo do trajecto do tubo digestivo, vários outros efeitos mecânicos que resultam da contracção das paredes de alguns órgãos que o constituem. Por exemplo, o estômago, ao contrair-se de forma própria, mistura o seu conteúdo com grande eficiência, e o esófago e o intestino delgado contribuem, com as suas contracções, para o avanço dos materiais ao longo do percurso (movimento).
    As moléculas resultantes do processo digestivos são capazes de atravessar as paredes do intestino delgado, através de uma camada de células epiteliais, para se integrarem no sangue ou na linfa (absorção).
    Residualmente, ficam no intestino materiais que o aparelho digestivo não transformou em substâncias assimiláveis e que elimina sob a forma de fezes.

Reflexão:
Como podes verificar no texto e na imagem em cima o sistema digestivo é muito importante pois é ele que fornece a energia que necessitamos para as atividades do nosso dia-a-dia transformando os alimentos ao longo do tubo digestivo.As glândulas anexas tem a função de produzir substâncias ricas em enzimas e outras substâncias que ajudam na digestão. Apesar disto o estômago e o intestino também produzem secreções. Espero que o texto e a imagem sejam esclarecedores. Desculpem se a legenda da imagem não é  muito legível.

2 comentários:

  1. Está bem, mas achamos que podiam ter resumido mais um pouco, e talvez darem mais paragrafo entre as frases. Assim dá a ideia de muito texto e como está muito junto torna-se muito cansativo.

    Continuação...

    ResponderEliminar
  2. Este trabalho, foi bastante esclarecedor embora, tenha muito texto, podiam ter resumido um pouco mais. A imagem é muito boa.
    Até à próxima.

    ResponderEliminar