O coração apresenta um ciclo rítmico de contrações (sístoles) e de relaxamentos (diástoles) do miocárdio. Esta sequência designa-se por ciclo cardíaco. No ciclo cardíaco, com duração de cerca de 0,8 segundos, podem distinguir-se três fases: díastole geral, sístole auricular e sístole ventricular.
Díastole geral
O miocárdio relaxa e o sangue enche as aurículas e parcialmente os ventrículos. As válvulas semilunares encontram-se fechadas e as válvulas aurículo-ventriculares encontram-se abertas permitindo a passagem de sangue para os ventrículos.
Sístole auricular
O micárdio das aurículas contrai e expulsa o resto do sangue para os ventrículos. As válvulas semilunares encontram-se fechadas e as válvulas aurículo-ventriculares encontram-se abertas para que o sangue passe para os ventrículos, fechando-se depois, impedindo assim o seu retrocesso.
Sístole ventricular
O miocárdio dos ventrículos contrai. O sangue é expulso do coração, entrando nas artérias. As válvulas semilunares encontram-se abertas, permitindo a saída do sangue para fora do coração e as válvulas aurículo-ventriculares encontram-se fechadas, impedindo que o sangue retroceda para as aurículas.
Gostamos da forma como interpretam a imagem e como dispõem a informação.
ResponderEliminarAchamos a informação útil e esclarecedora. Não é uma publicação muito extensa e cansativa, e isso aborda a vosso favor.
Continuem assim.
E já agora atenção às válvulas aurículo-ventriculares, escreve-se com U.
:)
Gostamos muito do post !
ResponderEliminarContinha boa imformação e muito esclarecedora.
Continuem assim !
Gostamos da vossa apresentação continuem assim a vossa informação é esclarecedora e colorida, acho que vou começar a estudar pelos blogs.
ResponderEliminar